Como manejar na clínica clientes perfeccionistas/procrastinadores?
- Transborda Psicoterapia
- há 3 dias
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Se tem uma combinação que aparece MUITO na clínica é essa: perfeccionismo + procrastinação. À primeira vista parecem opostos, mas na verdade caminham juntos e se retroalimentam.
1. Nomeie o ciclo
Ajudar o cliente a perceber que o perfeccionismo e a consequente procrastinação é uma forma de evitar o risco do fracasso cria alívio e compreensão, no lugar do julgamento.
2. Explore a função do perfeccionismo
Perguntas como “do que esse nível de exigência tenta te proteger?” abrem caminho para acessar medo, vergonha ou inseguranças profundas.
3. Trabalhe ações reais e possíveis
Não é sobre “produzir mais”, e sim sobre testar a experiência de agir sem perfeição. Tarefas que aproximam do que é possível, apesar da falha, diminuem a ameaça e constroem confiança.
4. Acolha a vergonha que sustenta o ciclo
A vergonha é o cimento do perfeccionismo. Validar a dor da autocrítica é tão terapêutico quanto qualquer técnica.
5. Identifique os “ideais”
Identificar as expectativas ideais e de onde elas vêm, ajuda o cliente a construir uma relação mais gentil com o próprio fazer.
Manejar o perfeccionismo não é ajudar o cliente a fazer mais, e sim ajudá-lo a lidar melhor com seus erros e frustrações (dele e dos outros).
A ação vem como consequência de um campo mais leve, seguro e humano.
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