"Fico insegura na primeira sessão de terapia"
- Transborda Psicoterapia
- 7 de abr. de 2025
- 1 min de leitura
Uma vez, uma supervisionada do Transborda trouxe essa frase, e sabemos que ela não está sozinha nessa insegurança. O primeiro contato com o cliente pode ser desafiador tanto para ele quanto para o psicólogo.
Muitas pessoas chegam à terapia sem conhecer bem o processo, sentindo-se inseguras e sem saber por onde começar. Nesse momento, cabe ao terapeuta conduzir um acolhimento que estabeleça uma relação de confiança desde o início.
A relação terapêutica começa no primeiro contato, seja por mensagem, áudio ou ligação, e a forma como o terapeuta se comunica faz toda a diferença. A primeira sessão é um momento crucial para estruturar essa relação.
O objetivo é que o cliente se sinta confortável para conhecê-lo, entender melhor o processo terapêutico e perceber como você pode ajudá-lo com sua demanda.
Também gosto de utilizar esse primeiro encontro para explicar a abordagem que guia meus atendimentos – no nosso caso, a Gestalt-terapia – e, por fim, firmar um contrato terapêutico claro e alinhado.
E para você, como foi sua primeira sessão? Compartilhe sua experiência com a gente.
Comentários