top of page

“Nós somos muito mais leais do que livres”

Essa frase te pegou? Acompanhe aqui nosso raciocínio:

Ela aponta para a influência profunda das lealdades inconscientes que temos em relação à nossa família e ao nosso sistema de origem.


Muitas vezes, repetimos padrões, assumimos sofrimentos e seguimos destinos de nossos ancestrais por uma lealdade invisível, mesmo que isso nos limite ou nos cause dor.

Isso significa que, antes de agirmos com plena liberdade, muitas de nossas escolhas são influenciadas por vínculos emocionais profundos. Por exemplo:


  • Podemos nos autossabotar no sucesso porque, inconscientemente, sentimos que seremos desleais a um pai, uma mãe que não teve oportunidades ou viveu uma série de fracassos na vida profissional sem ter atingido a prosperidade.

  • Permanecemos em relacionamentos difíceis porque, sem perceber, estamos repetindo um padrão familiar.

  • Evitamos mudanças porque nossa lealdade ao sistema nos impede de nos distanciarmos dele. Como se pensássemos que ficaríamos excluídos e não pertencemos mais àquela família.


Ou seja, antes de sermos verdadeiramente livres, precisamos reconhecer essas lealdades e nos dar permissão para seguir nosso próprio caminho.


Profundo né? Você consegue se perceber leal a seu sistema? Isso tem se limitado?

Estas são ótimas questões para serem trabalhadas em terapia, fica nossa dica para levar para a sua, e caso você ainda não faça, bora começar seu processo com a gente.


Faz sentido para você?


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page