top of page

​​O que não pode faltar no seu contrato terapêutico?

1. Duração e frequência das sessões


Define quanto tempo dura cada sessão (geralmente 50 minutos) e se serão semanais, quinzenais etc. Esse combinado ajuda a criar ritmo e continuidade no processo.


2. Valor das sessões


O valor deve ser claro desde o início, respeitando a realidade do cliente e a experiência do profissional. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e traz mais segurança para ambos.


3. Forma de pagamento


É importante combinar se o pagamento será feito por sessão ou mensalmente, e se será antecipado ou após cada encontro. Também pode-se incluir dados bancários ou outras formas de pagamento (como PIX).


4. Política de faltas e atrasos


Estabelece que o cliente paga pelo horário reservado, mesmo em caso de falta, exceto se for avisado com antecedência. Em caso de atraso, a sessão termina no horário previsto, sem extensão.


5. Reajuste de valor


Explica que o valor das sessões pode ser reajustado (anualmente, semestralmente etc.) e que esse reajuste será avisado com antecedência. Ajuda a manter a sustentabilidade do trabalho.


6. Férias do cliente


O cliente pode escolher entre:

  • Manter o horário fixo (pagando normalmente durante as férias)

  • Pausar o atendimento (sem pagamento, mas perdendo o horário fixo ao retornar)


7. Férias do psicólogo


O psicólogo comunica com antecedência e pode optar por:

  • Descontar o valor referente às semanas de férias

  • Repor essas sessões em outro momento


8. Interrupção ou término do processo


Ambas as partes podem interromper o processo a qualquer momento. O ideal é que seja comunicado e, se possível, feito um fechamento respeitoso. Se a interrupção for por parte do terapeuta, ele deve indicar outro profissional, se necessário.


9. Modelo de término na Gestalt-terapia


Não trabalhamos com o conceito de "alta". Valorizamos a autonomia do cliente. Por isso, o encerramento do processo, na Gestalt, não é um ponto final protocolar, mas algo construído no diálogo entre cliente e terapeuta. O fechamento acontece quando há mais fluidez no contato com a própria vida e uma maior autorregulação. Como a vida é contínua e dinâmica, é possível que o cliente retorne em outros momentos.


Na nossa supervisão clínica em grupo, esse é um dos temas discutidos de dúvidas de muitas psicólogas. Juntas, entendemos como elaborar um contrato que faça sentido para você e para sua prática. Vamos com a gente? Chama a gente e vem conhecer a Supervisão Transborda 🌿



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page