top of page

Qual defesa você utilizava quando criança para garantir o amor dos seus pais?

Desde a infância, cada um de nós desenvolve mecanismos de defesa para assegurar o amor e a aceitação dos nossos pais ou figuras de referência. Esses mecanismos se tornam a base do que chamamos em Gestalt-terapia de Eu Ideal - uma construção formada pela introjeção de valores e expectativas sobre quem deveríamos ser para sermos amados e reconhecidos.


O Eu Ideal é sustentado por uma voz interna crítica e exigente. Praticamente todos nós temos essa voz autoritária e punitiva que diz coisas como: "você deveria", "você precisa fazer isso", "se esforce mais, isso não é suficiente". Essa voz nos afasta de nossos desejos verdadeiros e nos empurra para uma busca incessante por atender expectativas externas.


Entender essa dinâmica é fundamental para que você se reconecte com seus desejos reais e encontre um equilíbrio entre o que os outros esperam que você faça e o que você realmente quer fazer, sendo honesto com sua autenticidade.


O processo terapêutico gestáltico é um ótimo caminho para isso. Nele, você vai buscar identificar esse Eu Ideal, que muitas vezes é inconsciente, através de questionamentos e intervenções diretivas.


Enquanto você não começa seu processo, deixamos aqui algumas reflexões: para identificar o Eu Ideal, observe como você se comporta e se sente em suas relações, especialmente com pais ou figuras influentes.


Outra maneira de perceber o Eu Ideal é notar a diferença entre o que você deseja e o que realmente faz. Pergunte-se se suas ações estão coerentes com você mesmo e preste atenção aos seus desconfortos ao fazer algo, pois eles podem dizer muito.


O que você consegue identificar?

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Nem toda ansiedade é patológica

No mundo atual, a ansiedade tem sido compreendida quase exclusivamente como defeito, problema ou sintoma a ser eliminado. Em vez de ser olhada em sua função, em seu sentido e em sua relação com a expe

 
 
 
Como manejar a insegurança no consultório?

Se sentir inseguro faz parte da vida e nosso objetivo não é eliminar as inseguranças, mas compreendê-las.  A insegurança é vista como uma forma de ajustamento que, em algum momento da história da pess

 
 
 

Comentários


bottom of page