Você sabe como funciona o manejo clínico na Gestalt-terapia?
- Transborda Psicoterapia
- 22 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
O manejo clínico na Gestalt-terapia se refere à maneira como o psicoterapeuta conduz o processo terapêutico. Dentro da gestalt-terapia, o principal objetivo é ampliação de consciência, a partir da construção da relação terapêutica e utilizando da redução fenomenológica
O gestalt-terapeuta busca atuar de forma autêntica, estabelecendo uma relação terapêutica genuína, que serve como o principal instrumento de transformação.
A clínica gestaltista foca na experiência do cliente, ajudando-o a tomar consciência de seus sentimentos e comportamentos, refletindo sobre sua história de vida.
O objetivo é aumentar a percepção do cliente sobre como ele se relaciona consigo mesmo e com os outros, permitindo a identificação de bloqueios ou padrões de funcionamento que não são mais adaptativos.
Além disso, a Gestalt-terapia valoriza a responsabilização do cliente, ajudando-o a reconhecer e aceitar sua participação ativa em sua própria experiência e processos de mudança. Ao integrar polaridades internas (como forças e fraquezas, ou desejos e medos) e promover uma maior harmonia entre elas, o cliente pode transitar de formas de ajustamento neurótico para uma maneira de viver mais criativa e saudável, alcançando maior maturidade e autonomia.
Esse manejo clínico visa não apenas a resolução de problemas, mas a conscientização de si, suas escolhas e modos de ser no mundo.
Comentários